segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Manifestações via Web





Chegando o dia de Finados e as recordações de entes queridos vêm à mente. Saudades das pessoas que se foram e infelizmente não voltam mais.

Para amenizar essa dor, muitas pessoas descobriram um jeito diferente de manifestar sua gratidão e amor: as redes sociais.

Os internautas resolveram postar mensagens para seus artistas preferidos, entes e amigos queridos e demonstrar afeto às pessoas que passaram por alguma tragédia como foi o caso de Eloá Pimentel e Isabela Nardoni.

Muitas pessoas manifestaram sua revolta e respeito pela família dessas crianças que sofreram com a violência existente em nosso país.

Mesmo que sejam fakes – perfis falsos – as pessoas querem desejar coisas boas para os amigos. Mesmo sem saber como estão do outro lado, e se eles saberão dessa mensagem.

Mas o que realmente importa, é a intenção de mostrar a todos o quanto aquela pessoa foi e ainda é amada.

Mídias Sociais e Jornalismo

Com o avanço das novas tecnologias digitais, as redes sociais têm papel fundamental na comunicação das pessoas. E não seria diferente com os jornalistas, que podem aproveitar dessas redes para apuração e seleção de pautas.
Se antes os leitores, ouvintes e telespectadores tinham a oportunidade de ter suas notícias através do rádio, TV, jornais e revistas; agora podem contar também com o jornalismo on-line que vem crescendo cada vez mais.
Com a facilidade das redes, o jornalista teria então, uma infinidade de fontes o que faria com que encontrasse mais pessoas especializadas em determinadas áreas para o fechamento de uma matéria.
Devemos ter em mente também, que por ser mais fácil de se relacionar e a resposta ser mais rápida, as críticas chegam mais efetivamente e não se deve levar para o lado pessoal, pois críticas ou feedbacks servem para o crescimento, onde possamos melhorar cada vez mais ao redigir uma matéria.
É possível, por exemplo, encontrar nas comunidades que possuem o Orkut e o Facebook informações e discussões que podem trazer uma boa pauta. O fotojornalismo também tem seu espaço nos fotologs e sites de fotos, a imagem é essencial para uma boa matéria.
O twitter seria utilizado para dar notícias rápidas, como por exemplo, o clima, o trânsito, entre outros. Muitos jornalistas utilizam o twitter para falar de seu programa, mencionar frases, repassar notícias e até mesmo demonstrar suas opções. Abaixo alguns exemplos:


@ChrisPelajo: A polícia interdita, neste momento, uma das faixas da ponte do Limão (SP). Uma granada teria sido deixada dentro de uma sacola. (12:16 PM Aug 27th, 2009 via web)

@anapaulapadrao: Meninas e meninos obrigada a todos, agora tem bancada, jornal cheio de mineiros sendo resgatados, cobertura ao vivo de lá, não perca! Tchau (Tue Oct 12 2010 19:15:09 (Hora oficial do Brasil) via web)

@LuLiviero: No saguão do hotel em Brasília onde Dilma vai fazer seu primeiro pronunciamento como presidente! (about 24 hours ago via Twitter for iPhone)

@mariana_godoy: Mesária da minha seção disse que tem mais gente votando agora do que no primeiro turno. #Eleitorconsciente. (Sun Oct 31 2010 14:33:19 (Hora oficial do Brasil) via Twitter for iPhone)

@patriciapoetap: Tem tb várias matérias especiais: entrevista com a atriz Drica Moraes, Dinho Ouro Preto e o internacional...  (5:09 PM Oct 30th via web)

@realwbonner: De agora em diante, a democracia pede que os cidadãos vejam Dilma Roussef respeitosamente como presidente eleita. Não mais como candidata. (7:16 PM Oct 31st via web )

@PBiaL: Não sei se a lei é certa ou errada o que sabemos aqui na cela é que a cana é pesada. (Oscar Wilde) (Mon Oct 25 2010 23:42:00 (Hora oficial do Brasil) via web)


O que sempre é bom lembrar, é que o uso das redes sociais deve ser moderado, e tendo bom censo. É preciso ter consciência e responsabilidade. E isso é fundamental quando se trata de um jornalista.